segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Curiosidades
O sistema foi declarado totalmente operacional apenas em 1995. Seu desenvolvimento custou 10 bilhões de dólares. Consiste numa "constelação" de 28 satélites sendo 4 sobressalentes em 6 planos orbitais. Os satélites GPS, construídos pela empresa Rockwell, foram lançados entre Fevereiro de 1978 (Bloco I), e 6 de Novembro de 2004 (o 29º). Cada um circunda a Terra duas vezes por dia a uma altitude de 20200 quilometros (12600 milhas) e a uma velocidade de 11265 quilômetros por hora (7000 milhas por hora). Os satélites têm a bordo relógios atómicos e constantemente difundem o tempo preciso de acordo com o seu próprio relógio, junto com informação adicional como os elementos orbitais de movimento, tal como determinado por um conjunto de estações de observação terrestres.
Até meados de 2000 o departamento de defesa dos EUA impunha a chamada "disponibilidade selectiva", que consistia em um erro induzido ao sinal impossibilitando que aparelhos de uso civil operassem com precisão inferior a 90 metros.
Porém, o presidente Bill Clinton foi pressionado a assinar uma lei determinando o fim dessa interferência no sinal do sistema, desse modo entende-se que não há garantias que em tempo de guerra o serviço continue a disposição.
GPS- Triangulação
Legenda da figura:
1- Triangulação a partir dos satélites é a base do sistema;
2- Para triangular, o GPS mede distâncias ultilizando o tempo de viagem de uma onda de rádio;
3- Para medir esse tempo o GPS precisa de um relógio muito exacto (relógio atómico);
4- Uma vez que se conheça qual a distância até ao satelite, necessita-se de saber então em que lugar do espaço o satélite se encontra;
5- Como o sinal do GPS viaja do espaço para a atmosfera, este sofre um atraso.
GPS de Terceira Geração
GPS- Como Funciona?
O sistema está dividido em três segmentos: espacial, de controlo e de utilizador.
O segmento espacial é composto pelo sistema constituído por 24 satélites que descrevem 6 orbitas circulares de 12 horas (circundando a Terra duas vezes por dia), a cerca de 20.000 Km de altura. Estes satélites estão colocados de tal modo que em qualquer altura e ponto do nosso globo, 6 deles estarão sempre visíveis.
O segmento de controlo é composto por 5 estações que se utilizam de três antenas espalhadas pelo globo para recolher informações dos satélites e transmitir-las para a estação principal situada em Colorado Springs, nos Estados Unidos. Sendo esta, responsável pela monitorização das órbitas dos satélites, sincronização dos relógios atómicos a bordo dos satélites e actualização dos dados que os satélites transmitem.
O segmento do utilizador consiste num receptor que capta os sinais emitidos pelos satélites. Um receptor GPS descodifica as transmissões de 3 satélites e, calcula a distância a cada um dos satélites pelo intervalo de tempo entre o instante local e o instante em que os sinais foram enviados, descobrindo assim a sua posição por triangulação, dada por latitude, longitude e altitude. Como os relógios dos satélites são atômicos e o dos receptores GPS são de quartzo, é necessário um quarto satélite para sincronizá-los.
GPS - O que é?
O Sistema de Posicionamento Global, popularmente conhecido por GPS (do inglês Global Positioning System), é um sistema de posicionamento por satélite, utilizado para determinar a posição de um receptor na superfície da Terra.
Existem atualmente dois sistemas efetivos de posicionamento por satélite; o GPS (de origem americana, sendo este o mais utilizado) e o Glonass (russo). No entanto existem, ainda, outros dois sistemas em fase de implantação: o Compass(chinês) e o Galileo(europeu).
O sistema GPS foi criado e é controlado pelo Departamento de Defesa dosEstados Unidos da América. Atualmente, pode ser utilizado por qualquer pessoa, gratuitamente, necessitando apenas de um receptor que capte o sinal emitido pelos satélites.
Aplicações