segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Sistema de Coordenadas Geográficas




O sistema de mapeamento da Terra através de coordenadas geográficas expressa qualquer posição no planeta através de duas das três coordenadas existentes num sistema de coordenadas.

As coordenadas geográficas baseiam-se em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre:
• os paralelos são linhas paralelas ao equador — sendo a própria linha imaginária do equador é um paralelo;
• os meridianos são linhas semicirculares, isto é, linhas de 180° — eles vão do Pólo Norte ao Pólo Sul e cruzam com os paralelos.
Convencionou-se que o meridiano de Greenwich, que passa pelos arredores da cidade de Londres, na Inglaterra, é o meridiano principal.

A partir dos paralelos e meridianos, estabeleceram-se as coordenadas geográficas, que são medidas em graus, para localizar qualquer ponto da superfície, através de 2 medidas:

Longitude, que descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste, a partir do meridiano de Greenwich.

Latitude, que descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, sendo medida para norte ou para sul em relação ao equador. Variam entre 90º sul, no Pólo Sul (ou pólo antártico) (negativa), e 90º norte, no Pólo Norte (ou pólo ártico) (positiva). A latitude no equador é igual a 0º.

Altitude de um ponto na terra, é a distância medida na vertical entre o entre o nível médio das águas do mar e esse mesmo ponto.

Sem comentários: