segunda-feira, 20 de outubro de 2008

GPS - O que é?



O Sistema de Posicionamento Global, popularmente conhecido por GPS (do inglês Global Positioning System), é um sistema de posicionamento por satélite, utilizado para determinar a posição de um receptor na superfície da Terra.

Existem atualmente dois sistemas efetivos de posicionamento por satélite; o GPS (de origem americana, sendo este o mais utilizado) e o Glonass (russo). No entanto existem, ainda, outros dois sistemas em fase de implantação: o Compass(chinês) e o Galileo(europeu).

O sistema GPS foi criado e é controlado pelo Departamento de Defesa dosEstados Unidos da América. Atualmente, pode ser utilizado por qualquer pessoa, gratuitamente, necessitando apenas de um receptor que capte o sinal emitido pelos satélites.


Aplicações

Além de sua aplicação óbvia na aviação geral e comercial e na navegação marítima, qualquer pessoa que queira saber a sua posição, encontrar o seu caminho para determinado local (ou de volta ao ponto de partida), conhecer a velocidade e direcção do seu deslocamento pode-se beneficiar com o sistema. Atualmente o sistema está a ser muito difundido em automóveis com sistema de navegação de mapas, que possibilita uma visão geral da área que se está a percorrer.


Sem comentários: