segunda-feira, 20 de outubro de 2008

GPS- Como Funciona?




O sistema está dividido em três segmentos: espacial, de controlo e de utilizador.


O segmento espacial é composto pelo sistema constituído por 24 satélites que descrevem 6 orbitas circulares de 12 horas (circundando a Terra duas vezes por dia), a cerca de 20.000 Km de altura. Estes satélites estão colocados de tal modo que em qualquer altura e ponto do nosso globo, 6 deles estarão sempre visíveis.


O segmento de controlo é composto por 5 estações que se utilizam de três antenas espalhadas pelo globo para recolher informações dos satélites e transmitir-las para a estação principal situada em Colorado Springs, nos Estados Unidos. Sendo esta, responsável pela monitorização das órbitas dos satélites, sincronização dos relógios atómicos a bordo dos satélites e actualização dos dados que os satélites transmitem.

O segmento do utilizador consiste num receptor que capta os sinais emitidos pelos satélites. Um receptor GPS descodifica as transmissões de 3 satélites e, calcula a distância a cada um dos satélites pelo intervalo de tempo entre o instante local e o instante em que os sinais foram enviados, descobrindo assim a sua posição por triangulação, dada por latitude, longitude e altitude. Como os relógios dos satélites são atômicos e o dos receptores GPS são de quartzo, é necessário um quarto satélite para sincronizá-los.







1 comentário:

Amanda disse...

Nossa Muiito Boom mi ajudoou Muiito , Parabéns pra quem Feez !!